Nossa paixão por passeios relacionados a natureza vem de algum tempo… mesmo quando ainda não éramos a #familinha, tanto eu como meu esposo já curtíamos nos aventurarmos em acampamentos.

Acampar com os amigos era sempre momentos de muita alegria, boas risadas e histórias que perduravam anos em nossa memória.

Acampar com os meninos é um desejo que estamos alimentando há algum tempo, pois exige uma atenção redobrada… Já mencionei que temos um sítio e acredito que por isso vinhamos adiando a vontade de acampar em função da facilidade de estar em contato com a natureza e depois no conforto de uma cama na casa rs

Bem, agora com o Artur no escotismo as possibilidades da inserção das crianças no mundo das aventuras tem só aumentado. Esta semana o Artur participará do primeiro acampamento com seu grupo de lobinhos… e eu estou sentindo uma mistura de medo e ansiedade (coisa de mãe).

Então achei bacana compartilhar algumas informações que considero bem importantes para que vocês se preparem ou até aproveitem este momento em família para curtir um passeio diferente.

Mesmo em Camping preparado para receber sua família é legal pensar na estrutura que você vai ter a sua disposição e levar pelo menos o mínimo necessário para um “conforto” e segurança:

  • Uma barraca (de acordo com a #familinha que irá dormir) e que tenha protetor de mosquito é a melhor opção;
  • Um colchonete, colchão inflável ou até mesmo um saco de dormir são fundamentais para uma boa noite de sono;
  • Um travesseiro, cobertor leve, manta ou um lençol (caso seja em um período bem fresco do ano). Lembre-se que por estar em um local aberto, a possibilidade de esfriar a noite é maior.
  • Uma lanterna, lampião (temos um de LED que é excelente e dura bastante) ou um equipamento que forneça luz e pilhas extras;
  • Um bom isopor ou bolsa térmica são importantes para manter os alimentos refrigerados.
  • E um fogareiro, é bem útil para ajudar nos momentos da alimentação. Este é um item que requer muito cuidado, pois possivelmente será necessário transportar um mini butijão de gás… então tenha certeza que você sabe manusear e estão em boas condições de uso, antes de colocar em seu carro. Hoje já existem opções elétricas, vale dar uma pesquisada.
  • E por que não aproveitar e levar uma churrasqueira portátil… imagina que delícia um churrasquinho (até mesmo aqueles de pão e linguiça) em uma noite estrelada.
  • Uma mesa com banquetas (existem uns modelos de camping que otimizam o espaço e são super práticas de montar e guardar.
  • Um Kit para alimentação com pratos, talheres e copos descartáveis porém de qualidade (não apenas aqueles tipo de festa) agilizam bastante na alimentação de todos e na manutenção (considerando que vidros e porcelanas não são adequados para este tipo de atividade).
  • Garrafinhas de água ou sucos para que ele esteja sempre hidratado e feliz.
  • Comidinhas de fácil preparo ou conservação. Aqui vale até uma consideração… já que optaram por um passeio diferente e em casa você possui um cuidado extra com a alimentação… tente não levar junto uma “neura de mãe”… Determinados produtos “orgânicos” podem não ser de tão fácil conservação e pior do que comer algo não tão saudável, é comer algo estragado…

Então relaxe um pouco e procure por alimentos que você possa consumir pronto ou que te exigem menos esforço para que ao invés de ficar em função da comida, você possa aproveitar seu tempo com as crianças.

Acampando com crianças Acampando com criançasAcampando com criançasAcampando com crianças

Agora considerando que você está indo com crianças não esqueça de incluir na sua lista:

  • Brinquedos (neste caso, vale dividir com seus filhos a responsabilidade pela escolha dos que eles mais brincam e que não façam muito volume);
  • Livros de coloris, lápis, papel e itens para atividades (imaginem que pode dar um dia de chuva e vocês terem que ficar dentro da barraca por algumas horas rs
  • Roupas adequadas, confortáveis e em uma quantidade por dia que seja tranquila as trocas. Ao ar livre a possibilidade de eles se sujarem é bem maior.
  • Repelente, filtro solar, muito band aid e o kit de primeiros socorros com todos os remedinhos que seu pediatra indicar para ter a mão e proteger seu pequeno de alegrias ou pequenos “acidentes”…
  • Uma solução que pode ajudar a “amenizar” as idas ao banheiro (que nem sempre são os locais mais limpos nestes locais (em função do grande volume de pessoas) é você levar de casa um peniquinho (mesmo para os maiorzinhos). Assim você fica mais seguro que eles estarão usando o banheiro sem medo ou preocupações.

Acampando com crianças

Title
1. Loção Antimosquitos Johnson´s. 2.Pulseira repelente c/ citronela. 3. Pomada AfterBite Kids (alívio pós picada incrível que eu sugeri aqui). 4. Exposis infantil (repelente que ajuda inclusive a evitar o mosquito da dengue).

Aproveite este momento para reforçar a importância do cuidado com a natureza, com o descarte do lixo nos locais certos e oriente como ele pode apreciar e conhecer melhor as plantas e os animais que existem em sua região.

Nada de equipamentos tecnológicos, principalmente por que eles irão acabar a bateria e você nem sempre terá energia (ou tomada) a mão para mantê-los carregados. Aproveite para sugerir brincadeiras diferentes das habituais para que eles interajam com o local como: caça aos vagalumes, contar estrelas, jogo de sombras com as lanternas e livros e que inclusive podem auxiliar bastante na hora de colocar os pequenos para dormir.

Esteja sempre atento para que ele não consuma folhas ou alimentos sem o seu conhecimento, pois é importante entender se elas são apropriadas para consumo. E que eles não devem mexer ou tocar em covas, buracos ou animais pois elas podem ser o lar de animais perigosos como cobras ou animais que irão se defender mesmo que ele não queira fazer o mal.

Bem, estas foram apenas ideias… quando formos eu fotografo e conto mais detalhes para vocês.

Espero que tenha ajudado e inspirado algumas famílias também.

Bom feriadão e bom passeio a todos!

Mi

Deixe uma resposta