Com a volta `as aulas, voltam também atividades da rotina das familinhas que podem parecer simples, mas exigem muita atenção e cuidado. Conseguir preparar uma lancheira diversificada, saudável e atrativa é um desafio diário para os pais.

Somos alertados constantemente para que tenhamos bons hábitos alimentares e possamos cultivá-los nas crianças. O “mundo ideal” é que esses hábitos possam ir além de dentro de casa e que as crianças não vejam as frutas, legumes, verduras e integrais como mais uma obrigação. É importante que elas procurem por estes alimentos naturalmente ao saírem para uma festa, um passeio ou no lanche da escola. Mas e aí, como montar um cardápio saudável, saboroso e que realmente mate a fome da criançada T-O-D-O-S os dias?

As mamães Flávia e Tuca, do Pic Nic da Mãe, produzem lanchinhos saudáveis, saborosos e divertidos para a criançada diariamente e contam aqui, o que consideram importante na elaboração dos lanches e que, adaptada à realidade do dia a dia, pode ser feito também em casa!

A mais visível das estratégias obviamente fica por conta do visual dos lanches. Elas, por exemplo fazem um tema diferente todos os dias! Utilizam adesivos e adereços para contar um pouco de história, de cultura e as vezes só de fofurice mesmo…!

Aproveitar a oportunidade para falar sobre literatura, artes, esportes, profissões, folclore, educação ambiental, pode ser muito especial e tudo de forma lúdica e cheia de cores! “Ouvimos frequentemente no momento da entrega: O que é hoje tia??” Conta a Flavia sobre a curiosidade das crianças em saber que tema fizeram para aquele dia.

Esses “mimos” nos lanchinhos podem ser feitos com adesivos de olhos, guardanapos diferentes, um bilhetinho em papel colorido, desenho na fruta, coisas que temos em casa normalmente! Deixar os lanchinhos divertidos é uma importante ferramenta para torná-los atraentes.

Mas a preocupação da PicNic da mãe vai para além da decoração. “ Buscamos também incentivar o desenvolvimento a independência de escolhas, oferecendo lanches que precisam ser montados pela criança. Como exemplo temos o Hamburger de Grão de Bico onde as crianças recebem o alface e o catchup (feito de tomatinhos, açúcar mascavo, sal) separados. A criança escolhe quanto e como coloca no seu lanche. Já ouvimos: Nossa, minha mãe não deixa eu segurar o catchup sozinho…!” Conta a Tuca sobre o espanto das crianças poderem manusear o catchup sozinhas.

Mas não adianta tudo ser lindo e divertido se não for saboroso! É preciso caprichar nas receitas variando sabores e formas para a alegria ficar completa. Legumes bem picadinhos, produtos de boa qualidade, temperos fresquinho, somente assados, integral, sem conservantes, frutas e sucos naturais com o carinho que só as mamães e papais têm por seus filhos!

Gostou? Dá para fazer em casa?

Se não der pra fazer todos os dias, a PicNic da Mãe pode te dar uma força! Se quiser entrar em contato, escreva pelo Facebook , Instagram ou WhatsApp – 48 9 9985 7331. Elas podem entregar diariamente um lanchinho feito com muito amor, sabor e diversão para a criançada.

Sobre a Flávia e a Tuca:

Mães de meninos, ambas as cozinheiras viam no seu dia a dia a dificuldade de apresentar alimentos saudáveis, mas que as crianças quisessem comer tudo sempre! Foi ai que começaram os estudos para atenderem outros pais que não tem tanto tempo, mas que não abrem mão da construção de um habito saudável para seus filhos. Surgiu então a PicNic da mãe!

Fontes: Pic Nic da Mãe , Mãe tipo eu


Amo imagens e vídeos inspiracionais.
Elas me impulsionam a ver um mundo mais lindo e colorido. Algumas fotos que estou publicando podem não ser de minha autoria ou de meus parceiros, por isso devem ter sido retiradas da web e buscarei sempre dar os créditos de onde as retirei.
Caso eu não consiga encontrar sua fonte original e alguma foto ou vídeo for de sua autoria e você desejar sua remoção, favor enviar um e-mail para contato@sementinhadegente.com.br que prontamente a retirarei do ar. Obrigada!

Deixe uma resposta