Sou super suspeita para falar a respeito pois sou apaixonada por ambos… juntos então!!!

Mas super respeito os pais que temem ter cachorro em casa por causa dos seus pequenos.

Já li diversos estudos que comprovam a relação do adulto e do cachorro… e a relação cães e crianças, como não se apaixonar?

Tive cães de diversas raças quando era jovem (rs) e solteira… Mas quando me tornei mãe e pensamos em ter um cachorro pesquisamos muito antes de decidir. 

Sabemos e admiramos muito as famílias que optam pela adoção de cães e temos certeza que fizeram uma boa escolha. Pensamentos e discussões a parte, como cada um tem o direito de tomar decisões para sua família, a nossa optou por buscar uma raça que fosse tranquila e que se adaptasse bem ao espaço que teríamos para oferecer.

Moramos em apartamento e temos 3 meninos… ou seja… pouco espaço para muita bagunça (rs). Conversando com alguns profissionais decidimos por uma Shih Tzu que chamamos de “mana”… a mana dos manos rs.

E ela é uma das alegria da casa… faz bagunça com os meninos e se tornou meu cobertor de pé (pois vive sentada nos meus enquanto eu trabalho)

Mas como nem tudo são flores (rs) o cheirinho da mana é facilmente percebido pela casa e por isso tenho sempre que ter cuidado redobrado para que os meninos não tenham contato com a sujeirinha que ela faz.

Vale a pena ter um cachorro em casa/apartamento? Vou sempre dizer que sim… por que se eles forem criados de uma forma carinhosa, serão sempre seus amigos e companheiros (nunca estou sozinha em casa, a mana sempre me faz companhia), mas fique atento tanto na hora de escolher seu cãozinho como nos cuidados diários:

• Todos da família estão de acordo?: Você ama de paixão, mas seu filho mais velho não… como você poderá contar com a ajuda dele se ele não gosta do animalzinho? Por isso é legal que a escolha seja feita em comum acordo;

• Espaço na casa/apartamento: Mesmo que seu sonho seja ter um Old English Sheepdog a “Priscila” (lembra desta personagem?), se você mora em um espaço pequeno deve pensar que seu amigo precisa de espaço para correr e brincar, senão vai acabar sofrendo muito, ficando fechado.

 • Macho ou Fêmea?: Machos podem ter o “desejo” de marcar território pela casa e fêmeas tem o cio. O que é melhor de administrar? 

Você pretende cruzar seu cão? Então analise qual as melhores opções você tem e os riscos envolvidos antes de optar por um ou outro.

• Você tem com quem deixá-lo quando precisar se ausentar em longos períodos?: mesmo pensando que você tem condições de deixar comida e bebida, tem que entender que assim como nós ele não gosta de ficar longos períodos isolados das pessoas… pode até ter depressão;

• Ter um cão também custa uma graninha, você está preparado?: amigos, ter um cão tem custos reais como ração (caso você opte por ter uma alimentação que evite odores e surpresinhas pela casa, claro!). E despesas como vacinas e eventuais consultas ao veterinário serão o mínimo.

• Pretende comprar em canil, criadouro? Observe as leis do seu município antes de sair se apaixonando por um cachorro de canil.  Alguns municípios proibem esta prática de venda.

Se for comprar em Feiras / Eventos pesquise os canis envolvidos no evento, tente descobrir se não existem registros no Conselho Regional de Veterinário nenhuma denúncia de clientes que compraram cachorrinhos doentes ou que adoeceram logo depois. Seria muito triste se afeiçoar a um caõzinho e ele vir a óbito em seguida.

• Pedigree: Se optar por um cãozinho de canil / evento solicite os documentos do seu, ele serve como uma certidão de nascimento e com ele você pode conhecer um pouco da história do seu amigão. Além de que se você optar por gerar filhotes com uma cruza com outro cão com pedigree você consegue filhotes com os mesmos direitos.

• O cão tem uma contagem de vida diferente do homem: Mesmo assim ele viverá por muitos anos e precisa ser amado durante todos os anos de convivência com a família.

Encontrei este teste no site da época que vale a pena fazer que te ajuda a decidir qual a raça de cachorro mais combina com você. Faz lá, eu fiquei impressionada que o meu deu direitinho a raça da mana (rsrs)

Olha que vídeo bacana que eu encontrei que mostra mais informações sobre a escolha das raças:

Posso falar da convivência com a nossa Shih Tzu por que ela faz parte do nosso dia a dia e a levamos sempre que possível em nossos passeios. E repito… vale muito a pena por que se mostramos que cada um tem seu espaço dentro de casa a relação entre as crianças e os cães é tranquila e cheia de afeto.

Olhem os meninos com a mana… não sabemos mais viver sem ela!

10678687_10152787019461738_1761510422335996385_nCaes_e_Criancas

Caes_e_Criancas Caes_e_Criancas Caes_e_Criancas Caes_e_Criancas Caes_e_Criancas Caes_e_Criancas Caes_e_Criancas Caes_e_Criancas

Caes_e_Criancas Caes_e_Criancas

Milena_fs-332
B js Mi

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comentários *