Este post é quase um desabafo em forma de informação!! Depois de passar quase um mês focada quase 100% nos meninos comecei a me questionar das vantagens e desvantagens da colônia de férias… E confesso, eu mãe de 3 meninos, hoje vejo muita vantagem!

Durante muitos anos esta não era uma escolha e sim uma necessidade, como eu trabalhava em uma empresa em horário comercial não tinha condições de ficar um tempo direto com os meninos durante as férias escolares e graças a Deus sempre tive a vantagem dos meninos estudarem em uma escola que oferecia a colônia de férias, então o processo era bem tranquilo, eles apenas mudavam a rotina de atividades para brincadeiras… Mas no fundo eu sofria por que achava que era cansativo para eles passar tanto tempo no mesmo local.

Já passamos diversos momentos juntos, como quando viajamos em família toda ou quando eu tiro semaninhas para ficar com todos juntos ou uns dias com cada um deles separado (pois também considero fundamental este tempo individual).

Já não é o primeiro ano, como falei aqui, que tivemos a oportunidade de ficar quase um mês juntos. Mas os dias são longos…

Por mais que a família esteja toda reunida, temos que inventar muitas atividades por que a bateria da criançada não acaba… Mesmo tendo a oportunidade de experimentar e vivenciar situações legais, eles também cansam da nossa companhia… somos adultos e não crianças, por mais apaixonante que seja estar ao lado dos pais… eles sentem falta de crianças das idades deles… e logo enjoam das nossas ideias…

Inclusive aproveito para dar parabéns aos professores… ter fôlego para 3 não foi fácil… imagina para uma turma inteira rsrs

Bem, vez ou outra eu avalio a possibilidade de colocar as crianças em colônia de férias e confesso que de um tempo para cá começo a ser bem a favor, pois as nossas aqui estão bem puxadas, considerando que eu trabalho em casa e tenho que manter uma rotina…

Mas para mim vale algumas considerações que eu considero importantíssimas na hora da escolha de um ambiente onde levar as crianças.

– Se a escola que seu filho estiver tiver colônia de férias, esta é pode ser uma boa opção pois ele não precisará passar por nenhum novo processo de adaptação;

– Certifique-se que o local oferece a segurança e atendimento adequado para o período (por ser um período com uma quantidade diferente de crianças do que o habitual, algumas escolas mudam o quadro de funcionários);

– Certifique-se que as brincadeiras e as atividades oferecidas são interessantes, lúdicas e educativas, mesmo sendo um período apenas de “colônia de férias”. Afinal de contas você não procura apenas um “depósito de crianças” e sim um local para eles se entreterem e diverterem durante o período que você precisa trabalhar;

P.S – Brincadeiras como banho de mangueira, campeonato de bolinhas de sabão, cineminha com os amigos, karaokê e outras ideias que não são da rotina do ano letivo, podem ser grandes e divertidas opções para os pequenos.

Cuide para que a alimentação das crianças neste período não seja irregular… besteirinhas podem ser uma alternativa para um período de diversão, mas esta não pode ser nem de longe a única opção do local…

P.S 2 – Neste momento chupe-chupe de sucos naturais, frutas geladinhas, muita água e principalmente um almoço balanceado são fundamentais para que eles mantenham a energia para brincar o dia todo. Mas talvez uma pipoca no cineminha do final de tarde seja uma alegria para os pequenos também (sorry Ana! não me contive rs)

E tenha certeza que seu filho está feliz... não adianta ele ir “foçado” para um local que não está confortável para ele… afinal de contas ele também precisa “descançar” neste período para que volte com força total no período de aula que logo logo reinicia.

E quando for possível dentro destes dias, pegue seus filhos para fazer algo diferente com a família… um passeio com sorvete no final da tarde, um passeio no parquinho do bairro, uma ida na praia… enfim coisas que façam a família ficar reunida afinal de contas… Eles estão em #Férias pessoal!!!!

Resgatei umas fotos mais antigas dos meus meninos e misturei com algumas novas..  lembranças de outras férias tbem rsrs

Colônia de Ferias Colônia de Ferias Colônia de FeriasColônia de Ferias Colônia de Ferias Colônia de Ferias Colônia de Ferias Colônia de FeriasFérias | sementinhadegente.com.br Colônia de Ferias Colônia de FeriasFérias | sementinhadegente.com.br

E vocês como estão fazendo com seus filhos neste período? Compartilhem com a gente também.

Bjs Mi

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comentários *