A família desempenha um importante papel na vida do filho, é nela em que eles têm seus primeiros contatos com a sociedade. Dentro do lar a criança deve encontra amor, respeito, compreensão, segurança emocional e tudo isso lhe ajudará a desenvolver sua personalidade.

Por Letícia Mello – Neuropsicopegoga (SBNPp 1233) e fundadora da TransFormar Soluções Educacionais

Um olhar para as crianças e suas relações

A família exerce um papel fundamental na formação das nossas crianças, é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento deles no meio social. Mas chega um período em que nossos pequenos devem iniciar sua socialização na escola e lá assim como uma extensão da casa, deve ser um local agradável e que nossos filhos sintam-se felizes, respeitados e bem quistos, além de terem suas habilidades potencializadas.

A relação estabelecida entre a família e a escola deve ser uma relação de confiança e parceria, ambos agindo dessa forma dividem responsabilidades sobre a criança e juntas somam forças preparando para a vida um indivíduo capaz e integro.

Na escola a criança se depara com regras também estabelecidas pelos adultos, assim como em casa, porém lá existem mais amiguinhos para cumprir os combinados estabelecidos pelo professor. Lá cada desejo individual, muitas vezes dá espaço para o desejo coletivo, assim a escola serve como um espaço para que as crianças possam estabelecer relações e criar afinidades sabendo se colocar no lugar do outro, praticando a empatia.

 A acolhida para com as crianças dentro do ambiente escolar é primordial para que elas sintam-se seguras e confiantes para iniciarem os processos de aprendizagens. O professor por sua vez, deve ser um facilitador de conhecimento, ser calmo, paciente e sua postura deve ser acalentadora, para que ele consiga de forma lúdica e profissional comunicar-se com seus alunos auxiliando-os na aquisição dos conhecimentos tornado assim um ambiente feliz e agradável para receber os pequenos.

Segue abaixo algumas dicas para manter uma relação prazerosa entre aluno x professor e família.

1 – Procure uma escola onde seu filho (a) seja bem acolhido e que os valores da sua família sejam os mesmos que a escola. Procure saber como a escola trata questões que para sua família é importante, afinal você esta entregando seu bem mais valioso na mão de outras pessoas, que também deixarão marcas.2 – A escola e a família devem manter sempre contato com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa para a criança, estabelecendo esse vínculo a criança sente-se pertencente a uma única família. (família e escola falando a mesma língua)

3 – A conversa com as crianças dentro do ambiente escolar deve ser clara e verdadeira,  fazendo com que eles entendam e também participem das ações, acordos, decisões e opiniões que os envolvam na escola, é  fundamental estabelecer  nas relações a confiança entre a criança e a escola.

4 – Participe da vida escolar da criança. Pergunte como foi o seu dia? O que ela aprendeu que pode lhe ensinar no dia de hoje? Ao lado de quem ela sentou? Deixe-a contar suas experiências, dúvidas e frustações. Nesse momento a mediação do adulto é importante para que haja vínculos e aprendizagem. Caso sinta que algo deixou seu filho muito triste, procure  escola para saber o que ocorreu.

5 – Estabeleça relações com as famílias dos amigos do seu filho, crie vínculos de amizade, dessa forma a união e o prazer que as crianças sentirão em estar juntas será maior ,sabendo que seus pais também são amigos.

6 – Oportunize também a criança a conhecer novos amigos mesmo dentro da escola, por vezes passamos anos na mesma roda de amigos e não os damos conta que poderíamos conhecer mais pessoas, geralmente há na escola duas ou três turmas da mesma “idade” de nossos filhos, um piquenique no parque seria uma ótima opção

7 – Mantenha contato sempre que possível com a escola para saber como anda a vida escolar de seu filho afinal ambos prezam pela integridade total e seus direitos de criança.

A Letícia Mello é Pedagoga, Neuropsicopedagoga, Coaching em Educação e Mestranda em Educação pelo PPGE/ UDESC EDUSEX. Nós a conhecemos no Vila Kids Floripa e nos apaixonamos pelo seu trabalho.

Ela nos contou que, ao se tornar mãe e após 10 anos de experiência na área da educação como Professora, Coordenadora Pedagógica, palestrante e Coaching Educacional, ela realiza seu sonho e funda a TransFormar Soluções Educacionais. Lá é um espaço de aprendizagem e atendimentos voltados para crianças e adolescentes com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento mental, social e cognitivo.

A empresa nasce do desejo de “transformar a educação, os pensamentos, as ações, tornando algo que muitos acreditam ser difícil e complicado em oportunidades possibilitadoras, acreditando sempre no desenvolvimento da pessoa.”

Se quiser conhecer mais sobre a Letícia e a TransFormar, aqui vão seus contatos:

Facebook | Instagram | leticiamello.transformar@gmail.com | (48) 98428-8984

Imagens: Freepick, Novos Alunos,


Amo imagens e vídeos inspiracionais.
Elas me impulsionam a ver um mundo mais lindo e colorido. Algumas fotos que estou publicando podem não ser de minha autoria ou de meus parceiros, por isso devem ter sido retiradas da web e buscarei sempre dar os créditos de onde as retirei.
Caso eu não consiga encontrar sua fonte original e alguma foto ou vídeo for de sua autoria e você desejar sua remoção, favor enviar um e-mail para contato@sementinhadegente.com.br que prontamente a retirarei do ar. Obrigada!

 

Deixe uma resposta