Hoje é dia das nossas crianças!  O famoso dia de “ganhar presentes” muitas vezes é confundido com um simples produto embalado.  “Presente” não é apenas aquele que está na prateleira, na propaganda da TV, na modinha dos amigos da escola e sim, algo muito mais acessível do que nós pais imaginamos.

Você já parou para pensar que o que realmente pode ser valioso para seu filho não é algo físico e sim um simples momento em família, um carinho, uma refeição com todos reunidos, um passeio no parque, uma cambalhota ou um beijo de boa noite?

Quero homenageá-las nesse 12 de outubro e também gostaria de lembrar que, além de ser o dia de ganhar aquele mimo que corrermos na loja para comprar, é um dia para toda a familinha curtir junta. E se o dia é das crianças, nos cabe entrar na brincadeira delas!

Dia da Criança | sementinhadegente.com.br

A psicóloga Fernanda Toledo Lima já escreveu aqui no site um texto lindo no Dia da Infância e mais uma vez compartilha suas reflexões sobre essa fase tão importante.

A Fernanda observa que atualmente um grande número de adultos encontram-se insatisfeitos profissionalmente, preocupados em aparentar possuir mais do que realmente tem, e, muitas vezes, importam-se mais com seus ganhos financeiros do que com seus ganhos afetivos. Essa inversão de valores acabam gerando estresse, ansiedade, entre outras tantas desordens do nível da psique.Dia da Criança | sementinhadegente.com.br

E aí, como podemos evitar que as crianças de hoje não sejam adultos como estes que ela descreve?

Para a Fernanda, os pais devem mostrar aos seus filhos a importância de SER: “valorizar o filho pelo que é, mostrar que ele tem plenas capacidades de ser quem deseja ser, não diminuindo seus sonhos, desejos e fantasias e fortalecendo sua auto-estima e autoconfiança. É igualmente importante que os pais não coloquem tanta importância no TER.”

Dia da Criança | sementinhadegente.com.br

Precisamos, por exemplo, mostrar aos nossos filhos que precisam ter o suficiente, o que lhes é necessário, que não precisam muito.

Quem nunca conheceu uma criança que tem muitos brinquedos, mas que não brinca com um 1/3 deles? Aquele quarto cheio de brinquedos caros e luminosos e eles gostam mesmo da vasilha da cozinha, de algumas folhinhas no chão, um saco de pão. Para as crianças um pedaço de papelão vira um escudo, um retalho de cano vira uma espada, com um lençol é possível tornar-se uma super-heroína e um espacinho na cama vira uma grande fortaleza!

A Fernanda garante que ter o suficiente faz com que a criança sinta-se mais grata, que exerça mais sua humildade e perceba que a presença dos pais e a convivência harmônica em família é mais importante do que “ter coisas”. Estas atitudes dos pais de hoje, podem diminuir as crises do “ter e do ser” do adulto de amanhã.Dia da Criança | sementinhadegente.com.brDia da Criança | sementinhadegente.com.br

Então se o dia é das crianças, vamos permitir que eles enxerguem o que realmente é valioso. A gente espera que as familinhas tenham mais um dia cheio de:

BEIJOS!

CARINHOS!

CHEIRINHOS!

COLO!

E muita BAGUNÇA e DIVERSÃO!

Dia da Criança | sementinhadegente.com.br Dia da Criança | sementinhadegente.com.br Dia da Criança | sementinhadegente.com.br

Agora eu fico por aqui porque eu quero aproveitar esse dia com os meus 3 maiores presentinhos! rs

Fotos: Lis Sayuri | Babuska Fotografia Infantil

Beijos

Sobre a Fernanda:

Mãe da Valentina de 9 anos, psicóloga de coração mesmo antes da formação, uma apaixonada pelo SER humano. Se quiserem conhecer mais sobre o trabalho dela dá uma olhadinha no site http://www.fernandalimapsicologia.com.br

Deixe uma resposta