Quem tem filhos sabe o quanto é difícil manter a casa organizada, eles espalham brinquedos, folhas, lápis e muito mais por todos os cômodos. Lá em casa eles já sabem, tanto o mais velho quanto a pequena, pode bagunçar desde que arrume tudo antes de dormir.

No início não foi fácil, mas agora já estão cooperando mais, alguns dias tentam escapar, já em outros não preciso nem pedir!!!!

Outra dica é “desencanar” e ser menos exigente, pois só nos cansamos com isso e os pimpolhos continuarão fazendo… Com a troca de residência consegui fazer um quarto de brinquedos para cada um, assim evitei a “decoração” da Galinha Pintadinha, Peppa e afins na minha sala… Ela até leva para assistir TV, mas guarda tudo quando vai nanar.

Selecionei abaixo algumas diquinhas valiosas para facilitar a nossa vida de mãe, esposa, dona de casa e profissional!!!!!

1) Invista em caixas organizadoras: elas são grandes aliadas para deixar a casa com cara de arrumada. Mais do que isso – quando você guarda os brinquedos das crianças, evita que eles fiquem empoeirados (o que é fundamental para quem tem um filho alérgico), e permite que a limpeza da casa seja feita mais rapidamente, e com maior eficiência. Prefira as caixas transparentes, que facilitam a localização dos objetos pelos pequenos (assim seu filho não precisará abrir todas elas para encontrar o super-herói que estava procurando), e determine quais brinquedos deverão ser guardados juntos, para que cada caixa seja usada separadamente.

2) Aproveite os móveis da casa para guardar os brinquedos: uma dica bacana para quem gosta da casa arrumada é usar os próprios móveis para guardar os itens das crianças. Seu filho gosta de brincar na sala, com toda a família reunida? Ao invés de estressar com a bagunça, abra espaço no rack da televisão, ou em um armário do cômodo, para que os brinquedos sejam guardados na hora de dormir. Também é uma boa estratégia para quando uma visita de última hora chega – coloque tudo dentro das portas, e em um passe de mágica sua casa ficará linda!

3) Seu filho deve participar: o entendimento de que a criança faz parte da família e deve dar sua contribuição para a organização da casa é saudável para todos. É claro que é necessário respeitar o limite dos pequenos, e solicitar que ele execute as tarefas para as quais está preparado, de acordo com sua idade. A partir dos 2 anos, o filhote já consegue guardar os brinquedos (primeiro com sua ajuda, depois de forma independente); a partir dos 4, você pode pedir que ele ajude a arrumar a mesa; a partir dos 5, ele já consegue arrumar o quarto guardando as roupas na gaveta, por exemplo. Mas para que ele aprenda é preciso duas coisas: paciência para saber ensinar, e constância no que você pede.

4) Doe o que não usa mais: excesso de objetos sem utilidade dentro de casa é sinônimo de bagunça. Chega uma hora que você não sabe mais onde colocar tanta coisa! Principalmente nos primeiros anos de vida, as fases de desenvolvimento passam muito rápido – e aquele brinquedo que divertia seu filho no ano passado já não causa estímulo algum em uma criança que amadureceu. Peça a ajuda do pequeno para separar o que ele não usa mais e doe aqueles em bom estado – além de conseguir uma casa mais arrumada, você dará o exemplo de que é uma delícia fazer outras crianças felizes!

Fonte: site – mildicasdemae.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comentários *