Nós achamos que brincar é uma das atividades mais espetaculares da vida! E não é só para crianças, o brincar é um verbo que cai bem pra todas as idades.

As brincadeiras são muito além de um simples passatempo, elas desenvolvem cada “serzinho” de forma integral, mexe como a imaginação, criatividade, expressão e socialização. Isso porque o ato de brincar não está apenas no objeto pronto ali disponível,  o brincar está em todo o processo, principalmente se a criança puder fazer o seu próprio brinquedo ou preparar sua brincadeira.

Sabemos que, com a correria do dia-a-dia, nos afastamos destes momentos e a parte mais legal fica de lado. Mas nós queremos te ajudar a ter ideias para que pais e filhos possam brincar de forma intensa e verdadeira. Juntos vocês imaginam, produzem e divertem-se!

1) QUEBRA CABEÇA CASEIRO

Para os menores, faça com palitos de picolé

Materiais: palitos de sorvete (ou de picolé), fita adesiva, canetinhas hidrocores

Você precisa unir de 7 a 10 palitos, em fileira como na imagem acima. Prenda com fita adesiva nas extremidades para segurar. Faça um desenho para a criança colorir ou ela mesma pode criar o desenho e a pintura. Depois de pronto, retire a fita adesiva  e misture as peças.

Para os maiores, faça com papel 

Materiais: cartolina, lápis de cor e tesoura

Deixe que eles desenhem várias formas geométricas, depois pintem e recortem. Misture as formas e comece a montar animais, carros, navios, foguetes. É surpreendente como surgem formas inusitadas!

Para ser ainda mais desafiador, pode ser utilizado o Tangram, um antigo jogo chinês que você utiliza 7 peças para criar formas. Com os mesmos materiais, você pode desenhar as formas de acordo com a imagem abaixo e criar  objetos diversos. Ah o mais importante, no Tangram não pode sobrar peças, em cada objeto é preciso utilizar as 7 formas sem sobreposição. Tem que colocar a cuca para funcionar mesmo!

2) Ping pong de balão

Essa ideia é uma forma de colocar a criançada pra se mexer, mas de uma forma mais suave para dentro de casa! rs

Você vai precisar de coisas fáceis, muitas vezes sobram de festinhas de aniversário e torna-se um jogo muito divertido em família.

Materiais: Palitos de picolé, balões, pratos descartáveis de papel (mas pode ser de plástico também), cola / fita adesiva / grampeador para fixar o palito no prato

Você só precisa fixar um palito em cada pratinho, encher os balões e começar o jogo!

3) CAÇA AO TESOURO

Material: guloseimas (que será o “tesouro”), papel e caneta

O grupo cria pistas e estratégias que serão distribuídas pela casa. O que foi escolhido como “caçador” não pode participar desta etapa.

O ‘caçador’ precisa decifrar a pista para ser levado até outra e finalmente chegar  ao tesouro. As pistas podem ser fáceis ou mais difíceis, dependendo da idade. Tudo deve ser pensado para que essa “caça” seja desafiadora e divertida!

4) CABANAS EM CASA

Não importa se você apenas saiu do quarto e foi pra sala, a sensação de montar uma cabana para passar uma noite diferente, mesmo que dentro de casa, é muito gostosa. Pode ser embaixo de uma mesa, de uma caixa de papelão ou unindo duas cadeiras e jogando um lençol por cima, tudo isso torna-se uma aventura! 

Brincar de construir cabanas dentro de casa é uma brincadeira que provavelmente não vai precisar de nada além do que você já tem e pode ser algo inesquecível para as crianças. A diversão começa na hora de pensar na construção da cabana, que objetos e materiais serão possíveis de utilizar, como fazer para que ela tome forma e por último a satisfação de ver que você mesmo montou um abrigo aconchegante. Vocês ainda podem deixar tudo isso ainda mais com cara de acampamento, tocando um violão, brincando com lanternas e comendo comidinhas gostosas.

5) “Missão impossível” no corredor

00

Imagina um corredor se transformar em um labirinto cheio de obstáculos a serem vencidos? Uma das ideias mais bacanas que encontramos para brincadeiras dentro de casa foi essa! Um barbante ou fitas presas de um lado ao outro das paredes tonam-se um labirinto ‘Missão Impossível’. Mais uma vez a brincadeira começa desde os preparativos, vocês podem deixar mais difícil ou fácil de acordo com os participantes. Vai ter que ter bastante jogo de cintura pra não deixar nenhum barbante arrebentar!

Fontes: A Arte de ensinar e aprender, Brasil Escola, Como Fazer em Casa, Uniblog , Tempo Junto, Educando com Amor, Pinterest


 

Deixe uma resposta