A nossa relação com a natureza é algo que precisa ser estimulado constantemente, afinal somos fascinados diariamente pelas tecnologias e ocupados com os compromissos do dia a dia. Incentivar os pequenos (e a nós mesmos) a plantar e cuidar das plantinhas no seu próprio quintal é uma forma prática e fácil para construir a consciência de responsabilidade com o nosso planeta.

No inverno a gente acaba preferindo um programinha mais caseiro pra se proteger do frio, mas isso não é obstáculo para atividades que envolvam o contato com a natureza. Plantar pode ser uma ótima atividade para dentro de casa sim!  Essas atividades, fortalecem o vínculo das crianças com o meio ambiente como também com os pais. Além de passar mais tempo juntos, a garotada gasta energia com algo produtivo e que pode ser realmente divertido!

Já que o clima pede aquele vinho, por que não utilizar esses materiais que muitas vezes acumulamos ou descartamos? Pensando nisso, a designer de interiores e técnica em paisagismo, Vanessa Di Raimo e a arquiteta paisagista, Jéssica Gomes, dão algumas ideias para você reutilizar os materiais criando vasinhos charmosos e que podem ser feitos e cultivados dentro de casa. 

Uma forma de trazer a natureza para dentro de casa, de um jeito simples e criativo, é fazer imãs de geladeira com suculentas.

Suculentas são plantinhas de fácil cultivo, não precisam de muita rega pois já armazenam grandes quantidades de água em suas folhas, são coloridas e possuem diversas formas e texturas. Elas têm raízes curtas e podem ser facilmente plantadas em lugares pequenos como uma rolha.

Os materiais necessários para essa atividade são simples e fáceis de encontrar: rolhas, mudinhas de suculentas, terra, ferramenta (furadeira, chave Philips ou algum material cortante), colher pequena, musgo esfagno, terra comum misturada com substrato vegetal, palito de dente, ímã e cola quente.

O passo a passo é simples! Primeiro é preciso definir se o furo será com a rolha em pé ou deitada, após definido os adultos entram em ação e cavam um buraco com a ferramenta de sua preferência. Feito isso é só fixar o ímã na rolha com a cola quente e espere secar por alguns minutos.

Para o plantio, utilize uma colher pequena para colocar a mistura de terra comum e substrato vegetal na proporção de 1:1 no buraco cavado. O substrato vegetal é importante para deixar a terra mais aerada. Em seguida, coloque a raiz da mudinha de suculenta dentro da terra e para finalizar empurre o esfagno, com auxílio do palito de dente, isso ajudará a plantinha a ficar mais firme na rolha e dará um acabamento especial. Este vídeo também mostra este passo a passo:

Uma outra sugestão para trazer plantinhas ao interior da casa e ensinar uma nova técnica de cultivo para as crianças é o plantio em água, conhecido como hidrocultura ou hidroponia.  

Nesta técnica, as garrafas de vinho podem ser utilizadas. Por serem transparentes permitem observar o desenvolvimento das raízes e por terem boca estreita acomodam melhor a planta mantendo-a reta. Antes de acomodar as plantinhas dentro do vidro é necessário retirar todas as folhas da parte inferior do caule, pois se ficarem em contato com a água elas apodrecem.

Uma vez por semana a água do vidro deve ser trocada e por volta de 2 a 6 semanas, quando as raízes estiverem desenvolvidas, você não precisa mudar a água. Observe se a plantinha está dando sinais de carência de nutrientes como amarelamento, perda de estrutura ou deformação nas folhas. Se isso acontecer use fertilizante líquido (NPK 10-10-10), que pode ser encontrada nas lojas especializadas em jardinagem, de acordo com as indicações do fabricante.

Alecrim, sálvia, manjericão e hortelã são temperos adaptáveis à essa técnica. Algumas plantinhas ornamentais como bambu-da-sorte, espada-de-São Jorge, jibóia, lírio-da-paz e hera também podem ser utilizadas na hidrocultura.

Essas duas técnicas são de suma importância na criança, pois estimulam a responsabilidade, o respeito pela natureza e o cuidado com o próximo além de contribuir para a preservação ambiental através do reaproveitamento dos materiais. 

Ah e já falamos de hortinhas em casa aqui no site. Dá uma olhadinha nessas inspirações!

Se vocês também adoraram as dicas e têm vontade de entrar em contato com as meninas, pode mandar um e-mail para a Jéssica (jegomes@gmail.com) e para a Vanessa (vandiraimo@yahoo.com.br) 

Sobre elas:

Jéssica Gomes Debortolo, formada em Arquitetura e Urbanismo, trabalha com paisagismo e criadora da marca de acessórios em madeira “Nós” (IG @nosdemadeira e FB http://www.facebook.com/nosdemadeira)

Vanessa Di Raimo, formada na área de Biológicas abandonou tudo pra seguir novos rumos. Cursou Técnico em Paisagismo e Design de Interiores e também trabalha com paisagismo.

Fontes: Dica da Arquiteta, Pinterest

1 Comentário on [Dica] Plantinhas em Casa

  1. Wagner
    19 de julho de 2017 at 10:04 PM (1 mês ago)

    Ameeeiii essas dicas!
    Mto obgda Jessica…parabéns pelo trabalho…amei!!

    Responder

Deixe uma resposta