Ixi! O tempo virou, as férias chegaram e o clima esfriou! A criançada em casa, as energias a mil e você não se preparou. Caaalma que nós temos algumas ideias pra dividir com você! 

Vamos fazer disso o momento ideal para o tempo passar de forma divertida e todo mundo junto? Pensamos em brincadeiras que estimulem a criatividade, imaginação e que possam ser feitas com a família toda. Ah e pra não ter desculpa, essas ideias não precisam de preparação, podem ser feitas em qualquer lugar e hora.

1) MÍMICA

As mímicas podem ser de filmes, animais, comidas, desenho animado, personagens, etc. Depois de escritos em pedaços de papel individuais, uma criança por vez sorteia uma mímica e tenta representá-la sem desenhar e emitir sons.

Para o jogo ficar mais emocionante, determine um tempo para cada mímica. Quem acertar ganha um ponto! Ao final o prêmio para quem pontuar mais pode ser um beijo e um abraço coletivo!

2) SE EU FOSSE…

Um dos participantes imagina ser um profissional e diz para o grupo: “Se eu fosse….médico” (por exemplo).

Os outros integrantes buscam pela casa objetos que sejam relacionados com as atividades que aquele profissional exerce. A parte mais legal é que não precisa ser o objeto exato! Neste caso, como não são objeto muito fáceis, um jaleco pode ser representado por um casaco branco, um pedaço de fio ou barbante pode ser o estetoscópio e por aí vai. O bacana é justamente colocar a imaginação pra trabalhar.

Ao final, o “médico” vai avaliar os objetos trazidos e passa a vez para quem trouxe o objeto que ele julga mais interessante.

E de novo, se quiser colocar mais emoção, determine um tempo para cada integrante providenciar seu objeto.

3) ERA UMA VEZ

A ideia dessa brincadeira é que seja criada uma história com a participação de todos. Tenha um objeto pequeno na mãos e comece com “Era uma vez…” e passe o objeto para uma criança que deve continuar a história. E assim deve seguir de uma criança para outra, após contar a sua parte ela passa adiante o objeto.

Nessa brincadeira não há limites para a imaginação!  Com o decorrer das histórias, elas vão entrando em um universo criado por elas mesmas, com seus personagens, cenários, situações inusitadas, danças e músicas. Os objetos da casa podem ser usados para a encenação o que deixa a história mais rica de detalhes e pode render boas risadas.

Se for possível, vá escrevendo e leiam todos juntos no final.

Fontes: Revista Claudia, Disney Babble, Livro ‘Jogos para todo o ano’, Revista Crescer, Eccoprime, Tempo Junto


Amo imagens e vídeos inspiracionais.
Elas me impulsionam a ver um mundo mais lindo e colorido. Algumas fotos que estou publicando podem não ser de minha autoria ou de meus parceiros, por isso devem ter sido retiradas da web e buscarei sempre dar os créditos de onde as retirei.
Caso eu não consiga encontrar sua fonte original e alguma foto ou vídeo for de sua autoria e você desejar sua remoção, favor enviar um e-mail para contato@sementinhadegente.com.br que prontamente a retirarei do ar. Obrigada!

 

Deixe uma resposta