A contação de histórias é uma habilidade muito antiga e valiosa para o nosso desenvolvimento como seres humanos em sociedade. Por muito tempo, foi apenas por meio de expressões orais e corporais que costumes, hábitos e culturas eram passadas de gerações para gerações.

A arte de contar histórias estimula a criatividade, a socialização, expressão oral e corporal de uma pessoa, principalmente das crianças que, em geral, são mais sensíveis ao mundo fantástico da imaginação!

As histórias podem ser contadas com uso da voz e diferentes posturas corporais. Além disso, pode-se aguçar ainda mais a sensibilidade dos pequenos utilizando músicas, fantasias, marionetes e fantoches. Pensando nisso, listamos algumas ideias de brinquedos que enriquecem a contação de história permitindo que a criança não seja apenas ouvinte e sim, assuma o papel de contador.

1) Dedoches

A possibilidade de um dedinho tornar-se infinitos personagens é algo mágico e fascinante.

Os dedoches de feltro, muito comuns, são práticos e de uma simplicidade cativante. Pedacinhos coloridos de feltro podem ser peixes, jacaré, tiranossauro rex,  porquinhos, Chapeuzinho Vermelho ou Alice (no País das Maravilhas). São infinitas histórias ao alcance das mãos e costuradas por muita imaginação.2) Papelão

Esses personagens e objetos de papelão, ao serem destacados e montados, tornam-se tridimensionais e permitem uma percepção ainda mais interessante. As crianças podem colorir os desenho e criar personagens super originais para histórias mais originais ainda!

3) Formas em madeira

Esse brinquedos são feitos em madeira, com linhas retas e decalques coloridos identificando os personagens. De fácil manuseio e forma simples, as crianças de todas as idades podem inventar suas histórias através de um brinquedo com material sustentável.

4) Peças que se misturam e viram novos personagens

Estas peças se dividem e podem criar novos personagens tornando a história ainda mais criativa e inusitada. Brinquedo Misturinha Ueba Toys | sementinhadegente.com.br Brinquedo Misturinha Ueba Toys | sementinhadegente.com.br

5) Livro interativo

Incentivar a leitura é ajudar a formar crianças em adultos com mais vivência e sensibilidade `as coisas e pessoas que o cercam. Se livro é um mundo a cada página, imagina quando ele permite o pequeno leitor tornar-se o autor da história, vira um universo!

Livros interativos como “A Casinha de Brincar da Ninoca” da Editora Ática, permitem que a criança crie sua história. É só abrir o livro e atar as capas para ver surgir uma linda casa de dois andares com vários cômodos: quarto, sala, cozinha, banheiro e até um lindo jardim! O livro inclui uma bonequinha Ninoca de braços móveis e peças destacáveis para deixar as brincadeiras mais divertidas e interativas. Ele traz também um livreto com a ratinha e seus amigos convidando o leitor para participar de muitas atividades. A casinha de brincar da Ninoca traz um livrinho com frases curtas e fáceis que sugere atividades que estimulam a curiosidade e a atenção.

 

6) Peças que sugerem os elementos para a contação de história

Já falamos destes brinquedos aqui neste post. O Era uma vez são peças que você “sorteia” dentro de uma lata e vai compondo a história a partir dos desenhos que aparecem. Uma ótima forma de estimular a criatividade e a imaginação das crianças.Brinquedo Era Uma Vez Ueba Toys | sementinhadegente.com.brBrinquedo Era Uma Vez Ueba Toys | sementinhadegente.com.br

Vamos deixar que elas contem, inventem, mudem o roteiro quantas vezes quiserem. Desta forma elas podem expor sua visão de mundo através dos personagens, como também aprender e ensinar muito com eles!

Fontes: Tutitati, Papelão Mágico, KitoPeq, Revista Mediação, UebâToys Letraria Livros, Editora Ática,  

 

 

 

Deixe uma resposta