Os momentos de brincadeiras são parte fundamental da formação dos pequenos e tornam-se ainda mais enriquecedores quando compartihados com a #familinha toda. Não há uma regra de brincadeiras somente para o papai ou para a mamãe, mas nesse post queremos aproveitar que o Dia dos Pais está chegando, para inspirarmos os papais a sempre reservarem aquele momento do dia para as brincadeiras com os filhos e filhas.

E como são gostosas aquelas nossas lembranças da infância onde sempre havia uma descoberta e novas experiências. Brincar é isso! Pode ser muito mais que lazer, diversão ou passatempo. Os momentos de brincadeiras criam e fortalecem laços afetivos e estabelecem vínculos que serão levados para o resto da vida. Então, nada como ter alguém que eles amem e sintam-se seguros  para dividir estes momentos! Papais, é hora de se divertirem!

Contar histórias

A contação de histórias vem muito antes da escrita, imaginem! Algo tão precioso que até hoje, mesmo com as tecnologias, ainda fascinam os pequenos.

Ler uma história para os filhos é o momento de soltar a imaginação, aprender coisas novas, estimular a leitura e o mais gostoso, ficar juntinho de quem a gente mais ama.

Fazer gestos, criar figurinos, mudar o tom da voz e andar pela casa para mudar os cenários com certeza será uma experiência inesquecível. Mas se o cansaço do dia de trabalho bater, não se preocupe, apenas sente ao lado deles e faça uma leitura, temos certeza que já valerá muito para eles!

Olha que curioso, esse paizão até desenvolveu uma cadeira para caber os 3 filhos na hora da leitura!

Cavalinho


Essa é aquela brincadeira que quem brincou nunca esqueceu. Andar no pescoço do pai é mudar a perspectiva das crianças, é poder enxergar o mundo do alto e o melhor, se sentindo completamente seguro com o papai. Não é só bebê que pode brincar disso, tem muito crescidinho que ainda quer.

Acampamento

Pode ser em um passeio, no quintal ou até mesmo embaixo da mesa da sala. Pode ser com aquela antiga barraca ou um lençol jogado por cima das cadeiras, não importa! Passar uma noite diferente com a criançada certamente será inesquecível!

Carrinho de mão

A criança deita de barriga no chão e o pai segura seus dois pés. Ela apoia as duas mãos no chão, levanta o corpo e sai caminhando com as mãos no chão e os pés levantados pelo pai. Além de estimular o fortalecimento e coordenação, pode render boas risadas!

Já viram a wishlist que fizemos de programas para o domingão com o papai? Dá uma olhada aqui. E se vocês querem mais ideias, olhem este post que tem várias dicas de brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa!

Fontes: Pais e Filhos, Instituto NOA, Mapa do BrincarIndeiretas Materna


Amo imagens e vídeos inspiracionais.
Elas me impulsionam a ver um mundo mais lindo e colorido. Algumas fotos que estou publicando podem não ser de minha autoria ou de meus parceiros, por isso devem ter sido retiradas da web e buscarei sempre dar os créditos de onde as retirei.
Caso eu não consiga encontrar sua fonte original e alguma foto ou vídeo for de sua autoria e você desejar sua remoção, favor enviar um e-mail para contato@sementinhadegente.com.br que prontamente a retirarei do ar. Obrigada!

Deixe uma resposta