Esse será um ano de feriados! E a maioria deles cairá em dias da semana, então hoje vamos falar sobre a oportunidade de economizar nessas datas e ainda guardar dinheiro para realizar seus objetivos (aqueles que criou com seus pimpolhos na dinâmica dos sonhos)

Você já parou para pensar em quantas coisas legais pode fazer com sua família sem gastar nada ou com muito pouco dinheiro?

Aqui seguem algumas dicas para deixar seus feriados em família mais divertidos e cheio de aprendizados para a vida!!

  • FESTIVAL DE TALENTOS – Com uma produção artesanal, criativa e bem caseira, crie um cenário para um show de talentos! Convide amiguinhos dos seus filhos, primos, reúna a galerinha e peça que cada um traga um prato de salgadinhos ou docinhos e bebidinhas legais e, numa sequência organizada com um apresentador que pode ser um papai ou mamãe, cada criança vai apresentar seu talento!! Cantar, dançar, contar piada, declamar um poema, fazer uma cena teatral…Com certeza será uma tarde de muitas descobertas, diversão, muitas risadas e pouquíssimo gasto!
  • TARDE NO PARQUE – Com a criançada reunida, crie um roteiro de atividades para fazerem no parque! Aproveite para ensinar para a garotada nossas brincadeiras de infância, aquelas nas quais gastávamos muita energia e nada de dinheiro!! Pular elástico, pular corda, brincar de amarelinha, mamãe da rua, bets (taco). Termine tudo com um piquenique bem bacana, com frutas, suquinhos e quem sabe bolo ou outro prato que podem preparar juntos um dia antes!
  • DIA DE CULINÁRIA – Esse dia pode ser muito interessante pois, além de curtirem preparar pratos legais, o resultado pode ser economizar com o lanche da escola, interação de qualidade dos pais com os filhos e quem sabe uma renda extra pra família! A sugestão aqui é pesquisar receitinhas fáceis dos pratos que a galerinha curte, exemplo bolos, pães de queijo, gelatinas coloridas, entre outras coisas fáceis e práticas de fazer e que também custam pouco. Podem aproveitar para levar no piquenique da dica 2 ou no festival de talentos da dica 1.
  • MOMENTO CULTURAL – Junte a turminha e pesquisem um roteiro de museus ou parques temáticos para irem juntos. Verifique também se comprando ingressos com antecedência ou indo numa galerinha maior, tem descontos ou algum benefício. Com isso vocês podem aproveitar para reunir mais amigos e todos aprenderem juntos. Além de incentivar a cultura, a parte da pesquisa  já será uma forma de incentivar habilidades como planejamento e organização com as crianças.
  • DIA DO ESPORTE – A dica aqui é ir para um parque, clube ou praia e levar artigos esportivos para praticarem vários esportes! Claro que se já tem alguns preferidos melhor ainda, mas variar para conhecer novas modalidades é a grande sacada desta dica, assim seu filho poderá descobrir coisas novas e talvez se apaixonar por um novo esporte. Assim incentiva a família toda a “mexer as cadeiras” e se divertirem com saúde!
  • DIA DO ESPORTE 2 – Juntar a família para ir a estádios, campos abertos, festival de dança ou algum outro evento esportivo que tenha um baixo custo. A idéia aqui será pensar num tema que irão analisar no esporte escolhido, exemplo um jogo de basquete – vão analisar o relacionamento dos jogadores como um time e o quanto isso faz diferença no resultado do jogo. Numa apresentação de balé vão olhar para temas como disciplina, equilíbrio e força física. E outros temas na mesma linha.

Ao final de cada atividade, sugiro fazerem um relatório com alguns apontamentos como abaixo, com o objetivo de fazer uma retrospectiva, lembrando juntos quanto gastariam fazendo as atividades antes dessas dicas e assim poderem ter um parâmetro para o quanto vão economizar.

E no final de cada feriado, e consequentemente de cada atividade nova executada, poderão ver o quanto economizaram e então guardar a diferença $$ numa caixinha de algum objetivo familiar.

  • Registro de atividades: (nome da atividade)
  • Valor que iria gastar sem pensar:
  • Valor estimado para gastar com o planejamento da familinha:
  • Resultado final:
  • Destino do valor economizado: (qual caixinha de objetivos)

Lembrem-se de comemorar, rir, considerar o que foi mais legal e o que pode ser melhorado.

Realizando essas atividades, além de economizarem, estarão despertando nas crianças várias habilidades como empreendedorismo, organização, planejamento, liderança, criatividade, auto estima, saúde física, relacionamento familiar, entre vários outros benefícios. Tenho certeza que serão grandes momentos!

Compartilhe com a gente para conhecermos como nossas dicas ajudam você e sua família a se divertirem e ainda praticar educação financeira no seu dia a dia!

Divirtam-se!!

Deixe uma resposta