Queremos te convidar a pensar nos ensinamentos financeiros que você tem passado ao seu filho. Independentemente da idade, você como pai ou mãe, está passando um jeito único de lidar com o dinheiro. Que tipo de instrução você tem oferecido?

Se compararmos o tema Educação Financeira com uma plantinha, podemos pensar que esse assunto começa numa decisão lá no comecinho da vida de seus filhos: escolher o “solo” no qual plantará sua sementinha financeira.

Considerando que temos em nossa casa uma linda Sementinha de Gente, podemos parar e pensar: o que desejamos que nossos filhos sejam no futuro? Que tipo de “gente” (comportamentos e resultados financeiros) queremos colher?  Assim, iniciamos essa jornada conhecendo nossos valores como pessoas e como família, que serão a base dessa escolha tão importante para a construção de uma referência financeira realmente sustentável e próspera.

Enquanto pais, cuidadores ou responsáveis por uma dessas “Sementinhas”, é necessário decidir (sim, porque enquanto seu filho for criança, você decide por ele) o que você deseja colher lá na frente. E a forma como você enxerga sucesso e prosperidade fará toda a diferença na plantação e principalmente na colheita na vida adulta deles.

Para exemplificar, se você considera que sucesso é sinônimo de status (demonstrar através de bens materiais a ostentação de riquezas), certamente ensinará seus filhos a gastarem tudo o que tem, mesmo que para isso seja necessário fazer parcelamentos e empréstimos bancários para manter a aparência. Se, contudo, você entende que ser bem sucedido é viver a prosperidade como um estilo de vida, ou seja, com abundância e harmonia em todas as áreas da vida inclusive na financeira, você vai semear um estilo de vida sadio e simples, buscando em valores sólidos a base para viver.

Para que sua reflexão seja ainda mais clara e certa, observe a seguir nossas dicas de plantio. Elas são infalíveis para fazer a planta crescer ou para envenenar a colheita.

Semeando sua sementinha

Enfim, mesmo que até o momento você tenha feito ações inadequadas ou improdutivas para a árvore financeira de seu filho, pense que ainda é possível ajudar sua Sementinha a acertar e ter um novo rumo financeiro. Para isso, você pode decidir agora trabalhar nesse solo, e começar uma nova jornada, mais consciente e saudável para grandes colheitas!

Acompanhe nossas próximas postagens e ajude seu filho a cultivar uma linda árvore financeira. E, para fechar: que tipo de ações práticas você pode fazer a partir de hoje, que irão auxiliar seu filho?

Escreva para nós a resposta, iremos adorar!

Deixe uma resposta