Olá, pessoal!

Hoje vou falar de um tema importante, que é o uso de vídeos para distração dos nossos pimpolhos!

Quem nunca precisou de 5 minutos de tranquilidade e se pegou colocando um vídeo infantil no youtube para acalmar os filhotes?!

Tem problema? Não!

Mas alguns cuidados devem ser redobrados.

Confesso que antes de ser mãe, pensava que conseguiria fugir dessa tática. Mas de vez em quando, preciso que minha filha Amélie, de 11 meses, fique um pouquinho entretida, e alguns canais no youtube são bacanas pra isso!

Assistimos vídeos musicais do Mundo Bita, Palavra Cantada e Barbatuques.

Vídeos de Youtube para os pequenos | sementinhadegente.com.br Vídeos de Youtube para os pequenos | sementinhadegente.com.br Vídeos de Youtube para os pequenos | sementinhadegente.com.br

Procuro pular os anúncios publicitários do youtube e evitar usar os vídeos durante as refeições, para ela não se acostumar a comer sem prestar a atenção na comida.

O ideal é não distrair as crianças, enquanto elas comem. É importante focar no alimento e na refeição! Dica preciosa da Gabriela Kapim, nutricionista infantil!Vídeos de Youtube para os pequenos | sementinhadegente.com.br

Já os famosos vídeos da Galinha Pintadinha ou da Peppa eu não uso, pra evitar a associação do conteúdo audiovisual com o consumismo precoce.

Infelizmente tudo que costuma fazer muito sucesso, rende bastante repercussão no mercado e as crianças passam a desejar tudo que tem a estampa dos bichinhos favoritos.

Evitar ao máximo esse excesso, é educar nossos filhos para serem mais conscientes em suas escolhas de consumo futuramente.

Outra dica bacana, é acessar vídeos infantis do Netflix, por exemplo, em idiomas diferentes, para estimular positivamente os pequenos e naturalizar línguas diferentes ao seus ouvidos.Vídeos de Youtube para os pequenos | sementinhadegente.com.br Quando bebês, eles tem mais sensibilidade aos novos idiomas e aos ritmos musicais. Vale a pena estimular sua audição aguçada!

Mas como tudo na vida, qualquer conteúdo audiovisual deve ser mediado pelos adultos e oferecido sem excessos e com limites.

Se os filhos já forem grandinhos e souberem acessar os vídeos sozinhos, então o cuidado deve ser ainda maior, pois a internet é uma porta ilimitada para todo e qualquer tipo de conteúdo! Limite o uso e monitore sempre que possível!!

Um pouquinho de vez em quando, não faz mal, mas todo dia, o dia inteiro, o tempo todo, pode fazê-los se desinteressar por outros estímulos, proporcionados pelas saudáveis brincadeiras, e pode  fazê-los desejar cada vez mais estímulos visuais, uma vez que o audiovisual é uma explosão sensorial muito intensa.

A Amélie quando assiste fica imóvel e compenetrada de um jeito que me incomoda bastante. Hipnotizar nossos filhos, apesar da calmaria que proporciona momentaneamente, está longe de ser saudável a curto e longo prazo!Vídeos de Youtube para os pequenos | sementinhadegente.com.br

Queremos crianças saudáveis, brincando e usufruindo do mundo com total equilíbrio! E como pais, também precisamos dar esse exemplo!

Equilíbrio no uso das telinhas, ok?!

Atenção e cuidado redobrados nos vídeos para os pequenos! 🙂

#ficadica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comentários *