Chegamos novamente na Semana Mundial do Brincar, um período muito especial do ano que a Aliança pela Criança propõe para sensibilizar e mobilizar famílias, educadores e adultos de todas as idades para um período especial com as crianças.

Já havíamos falado desta ação aqui no site e neste ano a semana acontece entre os dias 21 e 28 de maio e finaliza com o Dia Mundial do Brincar que é celebrado dia 28 de maio. Muitas ações já estão acontecendo através de escolas, empresas, grupos e entidades de incentivo à infância, incluindo os Sesc s pelo Brasil. Vale a pena conhecer todo o projeto e a programação na página da SMB

Semana Mundial do Brincar | sementinhadegente.com.br

O tema escolhido para inspirar a programação é “O Brincar que Encanta o Tempo”: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequencia da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas.

Simplesmente AMEI e sinto que tem tudo a ver com o que acredito ser importante para nossos pequenos terem uma infância saudável e repleta de momentos especiais.

Segundo a Aliança pela Infância esta semana representa “Um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância” . E a Aliança existe para dar luz ao encantamento da infância, inspirar e oferecer experiências que mobilizem a amorosa atenção dos adultos sobre atos cotidianos das crianças, como o aprender, o brincar, o comer e o dormir.

Você pode encontrar a programação da sua cidade, aqui no site do evento.

Aqui em Santa Catarina (nosso estado) estão programados:

Município: Florianópolis – SC
Data e horário: 28 de maio de 2017, às 10h
Descrição
Contos e Encantos Contação de histórias, Brincadeiras tradicionais, Oficina de arte.
Local: Jardim Botânico – Bairro Itacorubi

Município: Itajaí – SC
Organização: Centro de Educação Infantil Ângela Dias Ramos Neves
Data e horário: 22 a 26 de maio de 2017
Descrição
Segunda-feira: túnel interativo e contação de histórias.
Terça-feira: no espaço do parque, faremos cabanas e guarda sóis para que brinquem livremente com brinquedos de areia e brinquedos de casinha.
Quarta-feira: piquenique em família no campo.
Quinta-feira: festa do pijama.
Sexta-feira: explorar as bicicletas motocas e patinetes trazidos de casa.
Local:Antônio Cirilo Dutra.35 fundos São Vicente Itajaí SC1

Município: Itajaí – SC
Organização: Secretaria de Educação de Itajaí
Data e horário: 22 de maio de 2017, às 14h
Descrição
Abertura da Semana Mundial do Brincar – “Um tempo para o brincar”. Apresentações culturais, contação de histórias, decoração das árvores da praça, brincadeiras dirigidas e livres com as crianças. Projeto estendido para as 65 unidades da rede municipal de Itajaí.
Local: Praça da Bíblia, Rua José Pereira Liberato – Bairro Vila Operária

Município: São Francisco do Sul – SC
Organização: Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul – SC / Departamento de Educação Infantil – São Francisco do Sul/SC
Data e horário: 24 de maio de 2017 às 19h
Descrição
Mesa Redonda “Conscientização de Debate com Famílias, profissionais da Educação e Comunidade”. Temas: O Direito de Brincar; O Brincar na história, O Brincar na Institucionalizado e o Brincar e o Esporte. Mediador da Mesa: Geovani Macedo – Presidente do Conselho Municipal de Educação – COMED. Participantes:  Paulo Cézar Pereira, Presidente do Conselho Municipal do direito da Criança e do Adolescente – CMDCA, que falará sobre o Direito de Brincar; Andrea de Oliveira, professora da Rede Municipal, historiadora e Mestre em Patrimônio Cultural abordará o Tema o Brincar na história; Jandira Inez Garcia, Professora de Educação Infantil, Mestranda em Educação que falará do Brincar Institucionalizado; Raulino Nickel,  atleta e incentivador do esporte da nossa cidade que falará sobre o brincar e o Esporte. Ao longo da Semana, serão desenvolvidas ações pela Fundação Cultural, como Contação de História e Exibição de Curtas Infantis.
Local: Cine Teatro

Aproveite esta semana para refletir e agir, envolva sua criança em brincadeiras que a façam explorar seus sentidos e sentimentos e faça com que todos os momentos vividos na infância sejam especiais e inesquecíveis para toda a família.

Deixe uma resposta