Quando Nasce uma mãe, nascem tias, nascem avós e nascem fotógrafas!  Verdade ou não? Fico curiosa para saber o que você anda aprontando com seu celular!

Espero que ele esteja com a memória cheia de fotos!  Afinal, hoje temos o privilégio de poder registrar tudo que o acontece! Que sorte a nossa, heim?!

Eu gostaria de te convidar para fazer uma releitura das suas fotos e depois colocar em prática estas dicas que uso todos os dias com as famílias que me contratam para registrar seus momentos felizes lá na euqueti !

Ahh e para não dizer “mas você usa equipamento profissional, então é fácil!”, aqui estão algumas fotos que fiz com o celular! E também algumas que foram feitas por amigas. Isso mesmo! Todas com o celular!

Espero que aproveitem e usem todos os dias estas dicas! E que daqui algum anos vocês recebam um abraço sincero de gratidão por terem registrado e revelado suas fotos!

Vamos as dicas!

DICA 1: ESCOLHA O ÂNGULO CERTO!

Ao ver uma situação que mereça ser fotografada, fique em silêncio! Prepare o celular ou a máquina e escolha um ângulo legal! Não tenha vergonha de se abaixar!Fiquei sempre próximo da situação e na mesma altura.  E se possível, escolha posicionar seu filho em um destes 4 pontos da foto! Você vai ver sua foto vai ficar mais emocionante!

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

DICA 2: ESPONTÂNEIDADE

Seja discreta e deixe as coisas acontecerem! Se você pedir para seu filho te olhar ou fazer uma pose, vai fotografar um sorriso forçado e um olhar sem vida! E se você quer uma pose específica, crie ela através de brincadeiras sem que ele perceba!

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

DICA 3: USE A LUZ AO SEU FAVOR!

Aproveite a luz que entra na janela. Fique sempre de costas para ela. Assim, você terá uma fotografia com maior qualidade pois seu filho estará todo iluminado.

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

DICA 4: FOTOGRAFE no INÍCIO e no FIM do dia!

O melhor horário para brincar com o celular é quando a luz está mais difusa, ou seja, no início e no fim do dia!  

Ah! E se for inevitável fotografar quando o sol estiver muito alto,  tome cuidado pois ele  pode criar sombras desagradáveis no rosto e formar olheiras.

Evite fotos noturnas, pois infelizmente nossos celulares ainda não tem bom desempenho. Mas quando for inevitável, experimente trocar o flash do seu celular por uma lanterna de outro celular! Você vai ver que o resultado será melhor!

DICA 5: APROVEITE O PÔR DO SOL

No pôr do sol, mesmo no modo automático, você consegue fotos lindas. Aplique as dicas de composição  que dei anteriormente e aproveite para criar o efeito silhueta!

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.brDicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

E quando ele estiver quase indo embora,  é a hora de  deixá-lo dar a graça na sua câmera! Ele fica lindo! 

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

DICA 6: BRINQUE COM SUAS CORTINAS!

Aproveite aquele dia bem ensolarado, lá pertinho do meio dia e brinque perto de uma cortina! Vai ficar super legal! 

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

DICA 7: SEJA CRIATIVA!

As vezes tirar uma foto de um outro ponto de vista, criar cenários ou repetir as mesmas fotos durante um tempão, fica mega divertido!

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

DICA 8: Conte uma história!

Nem sempre fotografar significa mostrar o rosto ou somente o seu filho. Talvez ficar com a lembrança de um ambiente inteiro, possa ser importante quando ele crescer!

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

Dica 9: Você também pode editar suas fotos!

Esta etapa é longa e merece um post só para ela! Mas uma dica básica e que uso muito é usar duas ferramentas que todo celular tem: vibração e contraste.

Se você colocar vibração da sua foto, vai verificar que a tonalidade cinza da foto desaparece e ela fica linda! Foi isso que apliquei lá na foto do castelo! O contraste se aplicado nas fotos de pôr do sol, realça as sombras e as áreas claras e deixa a foto super viva! Isto eu apliquei na foto da pipa! Não ficou lindo? Mas vale também brincar com os filtros que existem no seu aparelho!

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

DICA 10: FAÇA ELE SENTIR VONTADE DE FOTOGRAFAR!

Após tirar uma foto linda, mostre para seu filho! Ensine ele a se ver na foto! Quando as fotos reveladas chegarem, faça uma festa! Assim ele vai querer fotobrincar todos os dias! E a cada dia terão mais fotos lindas!

Uma dica:  revele suas fotos de celular no tamanho 10x 15cm! Assim você não vai perder tanta qualidade!

DICA 11: CRIE MOMENTOS ESPECIAIS!

Esta dica foi inspirada na mamãe Arelucia! Ela é fotógrafa e em um dos seus post relatou o que uma mãe sempre sente: “Mamãe queria estar junto na foto”. Então, experimente pelo menos uma vez ao ano, criar um dia especial em família e convide alguém para registrar estes momentos e depois me conte o que sentiu ao receber as fotos!

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.br

Esta é a Lulu, filha da mamãe Lisana! Ela e o papai Tales formam família cheia de amor! Ela me encantou este ano quando me ligou e disse: “Minha filha já está crescidinha, mas quero continuar fotografando ela crescer”!

Dicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.brDicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.brDicas Fotograda Juçara Hobold | sementinhadegente.com.brFoto: Eu Que Ti Fotografia

A fotografia faz parte da vida da Luisa desde seu primeiro segundo de vida. Desde então acompanhamos seu crescimento e desenvolvimento registrando com fotos todos os momentos. E como é gostoso olhar estas recordações! A saudade é inevitável ao olhar todas as fotos, mas é a forma mais deliciosa de lembrar do meu bebê!!!Todos os anos contrato uma fotógrafa pois a profissional tem um olhar diferente, registrando detalhes e sorrisos que nós não saberíamos registrar.”  Lisana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comentários *