Vocês já sabem que por aqui nós AMAMOS cores e me parece que estamos na estação preferida delas, a primavera! E por isso aproveitamos a estação ao máximo. E quando o assunto é esse, logo pensamos em como trazer posts coloridos para que as #familinhas possam curtir o melhor da estação não apenas quando saem de casa.

Cultivar flores e frutas em casa, além de deixarem tudo mais bonito e agradável, também podem estimular os pequenos a cuidarem da natureza e rendem bons momentos todos juntos! Para inspirar dias mais coloridos e perfumados, nada melhor que plantar, cultivar e colher flores e frutas em casa!

Sem dúvida ter plantas em casa transforma e colore o ambiente. Se você sempre achou que pudesse ser algo difícil, acompanhe o passo a passo feito pela arquiteta e urbanista Jéssica Gomes e a técnica em paisagismo Vanessa Di Raimo e descubra como pode ter um jardim florido ou um pomar dentro de casa de forma prática!  Vamos lá?

Escolha um local e observe quantas horas de sol o seu vaso vai ter. A partir dessa informação já é possível optar por plantas ideais para esse ambiente, porém também é preciso analisar o espaço disponível para a escolha do tamanho de vaso ideal.

Se você escolheu plantar uma muda frutífera, tenha em mente que, por mais que os vasos caibam em espaços pequenos, as árvores frutíferas necessitam de pelo menos 4 horas diárias de incidência solar. Essa é a característica ambiental mais limitante para o plantio. Portanto, veja se você possui um local bem ensolarado.

A jabuticabeira é uma das árvores preferidas para plantar em vasos. Mas é uma planta exigente em água, regue todos os dias e principalmente, não deixe faltar no período de floração e frutificação.

A acerola é uma fruta saborosa, rica em vitamina C e ideal para sucos refrescantes. E adivinha só? É perfeita para plantar em vasos. Gosta de sol, calor e regas frequentes.

Há outras espécies que se adaptam bem a vasos, a cerejeira-do-rio-grande, cerejeira, ameixeira, pessegueiro, amoreira, nectarina, framboesa, entre outras.

E que tal plantar flores?

A onze-horas gosta muito do sol e tem florescimento o ano inteiro, diminuindo um pouco no inverno. Gostam de sol direto e as regas podem ser a cada 2 ou 3 dias pois elas são parente das suculentas.

Os gerânios florescem o ano todo e necessitam de luminosidade, não é necessário sol direto, as regas devem ser diárias porém, em pouca quantidade.

Petúnias são multicoloridas pequenas e delicadas em clima mais ameno, como o sul, devem ser cultivadas em pleno sol e nos locais mais quentes o ideal é que recebam somente o sol da manhã. As regas devem ser diárias porém, em pouca quantidade.

Azaleias podem ser encontradas nos tons branco, rosa, vermelho e mesclados e florescem principalmente durante o inverno. Gostam de sol direto e regas regulares.

Hora de pôr a mão na massa!

  1. O vaso escolhido deve conter um furo no fundo para drenar a água. Coloque cacos de telha formando uma casinha em volta impedindo que o buraco tampe e atrapalhe o escoamento.
  2. Coloque uma camada de argila expandida ou de pedrinhas de construção, logo acima dos cacos, para ajudar na drenagem.
  3. Recorte um pedaço da manta de poliéster, um pouco maior que a borda do vaso, e coloque por cima da camada de argila.

A manta bidim tem o papel de garantir que os nutrientes não sejam perdidos junto com a água.

  1. Por cima, adicione uma camada de composto orgânico misturado com húmus de minhoca (mistura de 3:1)
  2. Coloque então a muda no meio (sem o plástico envolta da planta) e complete o vaso com o restante da camada de composto orgânico e húmus. Nesta etapa não esqueça de preencher todos os espaços e deixar o solo bem firme.
  3. Regue a planta e por último coloque a cobertura seca que vai proteger e evitar a compactação do solo. Você pode utilizar folhas secas, casca de pinus, pedriscos ou areia.

             

As meninas já são bem conhecidas aqui no site! Elas nos deram dicas para plantinhas em casa neste post aqui e falaram sobre a cor da primavera eleita pela PANTONE neste post aqui. Se quiserem enviar um e-mail para a Jéssica (jegomes@gmail.com) e para a Vanessa (vandiraimo@yahoo.com.br), elas vão adorar!

Sobre elas:

Jéssica Gomes Debortolo, formada em Arquitetura e Urbanismo, trabalha com paisagismo e criadora da marca de acessórios em madeira “Nós” (IG @nosdemadeira e FB http://www.facebook.com/nosdemadeira)

Vanessa Di Raimo, formada na área de Biológicas abandonou tudo pra seguir novos rumos. Cursou Técnico em Paisagismo e Design de Interiores e também trabalha com paisagismo.


Amo imagens e vídeos inspiracionais.
Elas me impulsionam a ver um mundo mais lindo e colorido. Algumas fotos que estou publicando podem não ser de minha autoria ou de meus parceiros, por isso devem ter sido retiradas da web e buscarei sempre dar os créditos de onde as retirei.
Caso eu não consiga encontrar sua fonte original e alguma foto ou vídeo for de sua autoria e você desejar sua remoção, favor enviar um e-mail para contato@sementinhadegente.com.br que prontamente a retirarei do ar. Obrigada!

Deixe uma resposta