Este domingo 15 de outubro, foi o dia de homenagear os profissionais que se dedicam a desenvolver e compartilhar a educação. Para nós, ser professor (a) é uma das profissões mais nobres, pois nos ajudam a formar seres humanos mais íntegros, sensíveis, solidários e conscientes para a nossa sociedade.

O papel do (a) professor (a) vem evoluindo com o decorrer do tempo, pois ele (a) deixa de ser “mestre” absoluto para ser um  “facilitador” da troca de conhecimento.
Atualmente o professor(a) não é aquele (a) que impõe teorias engessadas e sim, provoca a curiosidade, motiva as descobertas, instiga a importância e o prazer em aprender, estimula o questionamento e com isso, promove a independência intelectual de cada serzinho que o(a) acompanha.
Na vida escolar dos meus meninos encontramos grandes profissionais que, junto com o convívio familiar, contribuem para a formação de adultos com valores e educação que queremos! Por isso este post não é apenas para homenageá-los (as) e sim dividir com vocês a visão de uma professora neste dia de festa!
Convidei a professora Milena (sim, mesmo nome que o meu e além de tivemos a felicidade em tê-la como professora do Artur e agora do Mateus rs) para contar pra gente como ela enxerga essa data e o que a motiva a continuar!

Desde pequena a professora Milena foi muito estudiosa e então sua mãe já dizia que ela deveria seguir como professora, pois percebia seu dom. A princípio seu sonho era ser odontologista, mas ao entrar no mundo da pedagogia ela foi se apaixonando e nunca mais saiu! Pra sorte dos meus meninos e de muitas crianças, a professora Milena divide seu conhecimento e amor há 18 anos.

Para a Milena, os pilares da relação entre aluno e professor (a) é o afeto, respeito e o aprendizado mútuo. “Amo a minha profissão e todos os dias vou para a sala de aula motivada por perceber que as crianças precisam do meu conhecimento e porque eu aprendo muito com eles, existe uma troca muito bacana entre nós..”.

É isso aí! Além de viver isso na escola, podemos reforçar dentro de casa a ideia que professores (as) e alunos devem caminhar juntos para que possam fortalecer todo o processo de ensino. Assim nossos pequenos sentem-se integrados e parte essencial dessa construção, deixando de enxergar a escola como uma obrigação e sim, responsáveis por ela também.

Para a professora Milena o dia 15 de outubro representa algo fantástico e maravilhoso, pois é uma data que grande parte das pessoas lembram e refletem um pouco sobre a importância de quem ensina, mas o melhor presente não está apenas em um dia ou um objeto. Seu presente ela ganha todos os dias ao olhar para cada rostinho de aluno e perceber a alegria e o quanto eles aprendem com os seus ensinamentos. 

A professora Milena ao olhar pra traz e ver o caminho que tem percorrido dentro da pedagogia garante: “sou uma professora feliz e encantada com a minha profissão!”

Posso garantir, nós também somos encantados com a sua profissão, professora Milena!

Os meninos tem e tbem já tiveram professoras incríveis como a Rosângela do C.E Bão Balaão e acompanhou boa parte da formação e da criação que eles possuem hj, a prof Mariana, a Prof Daira e a Prof Cleide que fazem parte de processo. A escolha da prof Milena ilustrar este post e nada diminui o amor e a gratidão que temos por todas as demais e tbem pelas auxiliares que tratam nossos pequenos com tanto carinho.

Fontes: Silabe, Brasil Escola

Deixe uma resposta