Comemora-se no dia 28 de abril o Dia Mundial do Sorriso e essa é uma ótima oportunidade para falar sobre o sorriso que mais nos encanta: o dos nossos filhos!

De uma forma bem objetiva, a odontopediatra Aline Manfro, da Odontopediatria com Amor dá dicas para cuidar melhor dos dentinhos dos nossos pequenos.

Lá vai:

  • Escove no mínimo de 2 vezes ao dia. As escovações devem ocorrer após as principais refeições, sendo que a escovação noturna, antes de dormir é a mais importante.
  • Escova dental ideal é aquela infantil e que esteja em acordo com a idade e compatível com tamanho da cavidade bucal do seu filho. Temos ótimas opções no mercado.
  • O fio dental deve acompanhar as escovações e é importante para remover a placa bacteriana (biofilme) que fica acumulada entre os dentes. Devemos iniciar o uso assim que dentes vizinhos estiverem em contato.
  • Creme dental deve ser sempre fluoretado. Inclusive para bebês a partir do nascimento do primeiro dente. A concentração ideal é aquela acima de 1000ppmF e está descrita na composição da pasta. Para bebês e crianças que não sabem cuspir a quantidade de creme dental é a equivalente a um grão de arroz cru. Para crianças que sabem cuspir é de um grão de ervilha.
  • Seu filho já sabe amarrar os sapatos? Não? Então, da mesma forma você deve continuar a supervisionar a escovação! Embora, eles queiram e tenham boa vontade, nem sempre tem destreza mecânica fina para desempenhar com eficiência. Pelo menos, na escovação noturna, a gente precisa estar junto e dar aquela caprichada!
  • Controle o açúcar! A doença bucal que mais acomete crianças (e adultos) é a doença cárie. E o açúcar é um dos grandes responsáveis pelo seu desenvolvimento. A OMS recomenda que o açúcar seja introduzido após os 02 anos de idade. Depois disso, o ideal é que o açúcar seja bastante controlado. Quando for oferecer, prefira que seja em momentos de sobremesa e que a escovação seja feita logo após o consumo.
  • Leve seu filho regularmente ao Odontopediatra. Ele é o profissional competente no atendimento odontológico de crianças.

Viver uma vida sem doença bucal é possível e vale a pena!


Aline Manfro | sementinhadegente.com.brAline Manfro – Especialista, Mestre e Doutora em Odontopediatria* Professora Universitária * Mãe da Clara e Cecilia * Atendimento em Florianópolis 48-3365-7435 | https://www.facebook.com/odontopediatriacomamor/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comentários *