Se tem algo aqui que a gente não se cansa é de um sorrisão gostoso! Pode ser pouco, pode transbordar, pode ser tímido ou sapeca, mas se tem sorriso no rosto é porque tem bastante alegria dentro dos corações das #Familinhas.

Pra gente, um sorriso no rosto de um criança vale ouro e é por isso que precisamos de pessoas especiais para cuidar dessa jóia! Os cuidados não estão apenas dentro de casa, existem profissionais especializados em orientar e cuidar dos dentinhos dos nossos pequenos.

E não poderia ter data melhor pra falar sobre isso que hoje, dia 25 de outubro, Dia do Dentista Brasileiro! O dia não é apenas uma data comemorativa, é uma oportunidade para discussão e conscientização  da importância de manter uma boa higiene bucal, cultivando mais e mais sorrisos por aí!

Pra falar sobre este assunto, convidamos a Aline Manfro, odontopediatra que conhecemos no Vila Kids Floripa e admiramos a maneira que exerce essa função tão especial!

Há quase 15 anos, a Aline tem o compromisso diário de trabalhar para as crianças, um universo especial e desafiador! Ela ama ter a oportunidade de poder participar do crescimento e de acompanhar o desabrochar dos pequenos. Momentos como a remoção da mamadeira, despedida da chupeta, o cair do primeiro dente e a alegria da fantasia lúdica da Fada dos Dentes são transformadores em sua vida.

Com a Odontopediatra a Aline alia suas duas grandes paixões:

1) A de trabalhar para um público tão especial, como as crianças.

2) realizar um trabalho delicado, minucioso que alia ciência e arte. 

Ela divide com a gente as alegrias e desafios de trabalhar com o público infantil, pois para isso é preciso saber olhar para a criança de forma ampla. “Tentar compreender o que aqueles olhinhos radiantes e, muitas vezes, temerosos querem saber e entender que cada uma tem o seu tempo, e é preciso saber respeitar isso!”

Para isso, a Aline faz o possível para integrá-las dentro do contexto odontológico e propor atividades que despertem sua criatividade e imaginação, dentro de um universo lúdico, de acordo com sua idade, personalidade e grau de entendimento.

E olhem só as dicas que ela nos deixou para cuidar bem dos dentinhos:

1) evitar introdução do açúcar antes dos 02 anos de idade, segundo recomendação da OMS.

2) escovar os dentes com creme dental fluoretado com no mínimo 1000 ppmF, 02 vezes ao dia, na quantidade de 01 grão de arroz cru, desde o nascimento do primeiro dentinho. A partir dos 03 anos; quando a criança está com a dentição de leite completa e já sabe cuspir, aumentamos a quantidade para 01 grão de ervilha.

3) Assim que nascerem os dentes vizinhos ja podemos fazer o uso fo fio dental, no minimo 01 vez ao dia, de preferência na escovação noturna, ja que é a mais importante.

“A criança é a consagração da vida”  S. Poniazem

Com muita inspiração, ela nos garante: “Meu trabalho é educar, prevenir e restabelecer saúde. Remover a dor e devolver o sorriso a uma criança… Tem missão mais recompensadora que essa?”

Aline Manfro é especialista, mestre e doutora em Odontopediatria. Se divide entre as atividades clínicas no consultório e as aulas na Universidade. Já plantou uma árvore, escreveu um livro e é mãe das gêmeas Clara e Cecília, de 03 anos. Ama Odontologia, o universo infantil e tudo o que vem dele.

Facebook | Instagram | 3365-7435 e 99978-1579

Fotos: Arquivo pessoal / Aline Manfro

Deixe uma resposta