As crianças são muito receptivas às novas experiências e a cada descoberta é um universo que abre! As Crianças, normalmente, não têm muito medo de se arriscar, tocar, cheirar, pensar e experimentar com o corpo. Por conta disso, a arte possui um poder transformador nessa fase, pois estimula a criatividade, forma de expressão, concentração, socialização e coordenação motora, por exemplo. 

As atividades artísticas para crianças, tanto na escola como em casa, podem ir muito além do momento de lazer, repouso ou uma forma decorativa em datas festivas. A arte tem papel importante na formação do senso crítico e afetivo dos pequenos, contribuindo para formação de adultos mais responsáveis  e sensíveis ao mundo e `a sociedade que estão inseridos.

Conhecemos a Tia Vivi, a Viviane, mãe do Pietro de 5 anos e pedagoga com especialização em psicopedagogia no evento Vila Kids Floripa  e ficamos encantados com o trabalho que ela desenvolve com as crianças, pois vai muito de encontro ao que também valorizamos.

Como mãe ela também sabe que com a correria do dia a dia, os pais acabam evitando atividades e brincadeiras que envolvam determinados materiais em função das sujeira. Entretanto, com sua experiência na pedagogia, a Vivi sabe que a arte possibilita a criança expressar-se através de diferentes elementos, tendo a criatividade e imaginação um papel importante nesse processo.

Pensando nisso, ela decidiu abrir o Ateliê da tia Vivi e proporcionar para essas atividades em um ambiente preparado com materiais adequados para os interesses e idade das crianças. Assim, é possível exercitar as habilidades dos pequenos e garantir a segurança e tranquilidade para os pais. Em resumo… AMAMOS!!!!

A Vivi também acredita que a arte permite que as crianças expressem sua visão de mundo, seu pensamento a respeito de suas próprias experiências de uma forma criativa e verdadeira. Permitir que os pequenos manuseiem e envolvam-se na construção de algo eleva a auto-estima e contribui para seu desenvolvimento integral, pois eles se sentem responsáveis pela sua produção.

A tia Vivi garante que “a arte é importante, porque as fazem pensar em si mesmas, tanto internamente como externamente. Com os desenhos, massas de modelar, música, dança e pinturas,  as crianças estimulam diversas habilidades corporais e intelectuais como forma de expressão.”

Quer saber um pouco mais sobre o Ateliê Infantil?  

Ele foi inaugurado em junho de 2017, funciona no período matutino, visando oportunizar vivências com atividades artísticas aos pequenos. Por lá são oferecidas oficinas de Culinária, Música, Artes e Expressão Corporal. Se quiser falar direto com a Tia Vivi, você pode procurar ela nas redes sociais pelo facebook: Atelie Infantil ou instagram: @atelieinfantiltiavivi  ou ainda mandar um email: atelieinfantiltvivi@gmail.com ou pelos telefones 48-991651508 ou 40092920

Fotos: Sullyvan Andrade

Fontes: Ateliê da Tia Vivi, Guia Infantil Conteúdo

Deixe uma resposta